quinta-feira, 14 de outubro de 2010

“Seminário de Patrimônio Cultural: educar para preservar”

Centro Histórico de Vitória

Estão abertas as inscrições para o ‘Seminário de Patrimônio Cultural’

08/10/2010

Estão abertas as inscrições para o ‘Seminário de Patrimônio Cultural’
Fotos: Assessoria de Comunicação/Secult

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Sincades, realiza nos dias 07, 08 e 09 de novembro o “Seminário de Patrimônio Cultural: educar para preservar”. O evento, que mesclará palestras, visitas guiadas, cursos e debates, acontecerá no Hotel Ilha do Boi, em Vitória. As inscrições são gratuitas, e as vagas são limitadas.
Os interessados podem baixar o formulário no site da Secult (www.secult.es.gov.br), e enviá-lo preenchido para o e-mail seminariopatrimoniocultural@secult.es.gov.br. Serão 40 vagas para a visita orientada ao Centro Histórico de Vitória; 130 vagas para o acesso às palestras e mesas redondas; e 18 vagas para participação em cada um dos quatro cursos rápidos oferecidos.
O “Seminário de Patrimônio Cultural: educar para preservar” é uma das ações do Programa de Educação Ambiental, que visa a sensibilizar adultos, adolescentes e crianças para a descoberta, o conhecimento e a preservação de bens aos quais se atribui valor afetivo, estético, histórico ou cultural — por isso, tão importantes para a história da comunidade.
Seminários
Por meio desse Programa, foram realizados, este ano, oito seminários regionais de educação patrimonial dirigidos aos técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper); aos policiais ambientais e aos professores das Escolas Famílias Agrícolas. Também foi assinado um termo de cooperação entre as instituições envolvidas no processo, e confeccionados e distribuídos o folder e a cartilha do programa.
Ao final da realização das ações do Programa, será feito um relatório com a avaliação dos resultados alcançados e das sugestões apresentadas pelos seminaristas.
Educar para preservar
No primeiro dia do seminário, no domingo (07), os participantes visitarão o Centro Histórico de Vitória. Farão paradas no Theatro Carlos Gomes, onde será apresentada a obra de restauro pela equipe técnica da Secult; e no Palácio Anchieta, com acompanhamento da arquiteta Regina Matos. Toda a visita será orientada pela professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), arquiteta e urbanista Maria Izabel Perini Muniz.
No segundo dia de programa, na segunda-feira (08), haverá a abertura oficial do evento, com a participação da secretária de Estado da Cultura (Secult), Dayse Lemos; e do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando Almeida, que fará a primeira palestra do evento, às 10 horas. A solenidade marcará o lançamento da “Cartilha de Educação Patrimonial” e também do “Manual de Preservação do Sítio Histórico de Muqui”. 
No espaço Solarium, do Hotel Ilha do Boi, em Vitória, será realizada uma manhã de autógrafos, às 11 horas, com a arquiteta Cristina Coelho, que assinará seu novo livro “Metodologia e tecnologia na área de manutenção e conservação de bens edificados: o caso do Núcleo Arquitetônico e Histórico de Manguinhos”. A autora participará da mesma atividade no último dia do evento.
Às 11h30, será realizada uma mesa-redonda mediada por Nícia Regina Sampaio, Promotora de Justiça e dirigente do Centro de Apoio ao Meio Ambiente (Caoa), do Ministério Público do Espírito Santo. O tema “Bases para políticas integradas de preservação do patrimônio cultural, desenvolvimento social e econômico” será debatido por Beatriz Kother, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Sul (Iphae/RS); Regina Matos, presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac/RJ); e Anna Saiter, subsecretária de Estado do Patrimônio Cultural (Secult/ES).
Entre 14h30 e 18 horas, serão realizados dois mini-cursos. Um deles é “Livros, jogos e brinquedos em Educação Patrimonial”, ministrado pela professora Luciana Leitão, do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul. O segundo curso será ministrado pelo arquiteto George da Guia, coordenador de Conhecimento e Inventários do Iphan. Ele abordará os “Procedimentos metodológicos para inventário de patrimônio cultural”.
Às 19 horas, haverá a palestra “A Educação Patrimonial no exercício da profissão do arquiteto”, com o arquiteto Dalmo Vieira Filho, diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Iphan. A mediação ficará a cargo de Viviane Pimentel, arquiteta e urbanista.
Palestra com Paulo Mendes da Rocha
No último dia do evento, na terça-feira (09), o seminário começará às 8h30, com a mesa-redonda “Educação Patrimonial: perspectivas de gestão na Educação Formal”, que terá a participação de Adriana Sperandio, subsecretária de Estado da Educação (Sedu/ES); e de Seila Vieira, secretária de Estado da Educação de Goiás. O mediador do debate será o pró-reitor de Extensão da Ufes, José Cirillo.

Às 10h30, Paulo Mendes da Rocha fará a palestra “Metodologia usada nas intervenções em bens culturais históricos”.  O arquiteto e urbanista, agraciado em 2006 com o Prêmio Pritzker, o mais importante reconhecimento da arquitetura mundial, é o autor do projeto Cais das Artes, complexo cultural composto por museu e teatro, que está sendo concretizado na Enseada do Suá, em Vitória.
Entre 13h30 e 18 horas, serão oferecidos mais dois mini-cursos. Isabel Louzada, professora e bibliotecária, abordará a “Elaboração de projeto para preservação de patrimônio cultural”. O outro curso trata da “Metodologia de Conservação e manutenção de bens edificados: o caso do Núcleo Arquitetônico e Histórico de Manguinhos”, e será ministrado pela arquiteta Cristina Coelho, Chefe do Departamento de Patrimônio Histórico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Programação:
Dia 07/11 (domingo)
- 14h30 - Visita orientada pela professora Maria Izabel Perini Muniz ao Centro Histórico de Vitória, com paradas no Theatro Carlos Gomes e Palácio Anchieta: Theatro Carlos Gomes (apresentação da obra de restauro pela Equipe Técnica da Secult) e Palácio Anchieta (apresentação da obra de restauro pela arquiteta responsável Regina Matos). Saída: Praça Costa Pereira
Dia 08/11 (segunda-feira)
- 8h30 – Cadastramento
- 09 horas – Cerimônia de abertura do evento e lançamento da “Cartilha de Educação Patrimonial e do Manual de Preservação do Sítio Histórico de Muqui”. 
- 10 horas – Palestra: Desafios e estratégias para uma nova gestão do patrimônio cultural – com o presidente do IPHAN, arquiteto Luiz Fernando Almeida.
- 11 horas - Autógrafo do livro “Metodologia e tecnologia na área de manutenção e conservação de bens edificados: o caso do Núcleo Arquitetônico e Histórico de Manguinhos”, da arquiteta Cristina Coelho, no espaço Solarium, do Hotel Ilha do Boi
- 11h30 – Mesa Redonda: “Bases para políticas integradas de preservação do patrimônio cultural, desenvolvimento social e econômico”, com a participação de Beatriz Kother, Presidente do IPHAE /RS; Regina Matos, INEPAC/RJ; Anna Saiter, Subsecretária de Estado do Patrimônio Cultural - SECULT /ES;
Mediação: Nícia Regina Sampaio, Promotora de Justiça e Dirigente do Centro de Apoio ao Meio Ambiente – CAOA, do Ministério Público do Espírito Santo.
- 14h30 às 18 horas – Mini-curso 1:  Livros, Jogos e brinquedos em Educação Patrimonial – com a professora Luciana Leitão – do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas/RS
- 14h30 às 18 horas - Mini-curso 2: Procedimentos metodológicos para inventário de patrimônio cultural -  com o arquiteto George da Guia, coordenador de Conhecimento e Inventários do DEPAM/ IPHAN
- 18 às 19 horas – Palestra: “A Educação Patrimonial no exercício da profissão do arquiteto” – arquiteto Dalmo Vieira Filho, Diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização/IPHAN. Mediação: Viviane Pimentel, arquiteta e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIVIX.
Dia 09/11 (terça-feira)
- 8h30 – Mesa redonda: “Educação Patrimonial: perspectivas de gestão na Educação Formal – com Adriana Sperandio, subsecretária de Estado da Educação - Sedu/ES; e Seila Vieira, Secretária de Estado da Educação de Goiás
Mediação: José Cirillo, pró-reitor de Extensão da Ufes.
- 10 às 10h30 - Autógrafo do livro “Metodologia e tecnologia na área de manutenção e conservação de bens edificados: o caso do Núcleo Arquitetônico e Histórico de Manguinhos”, de Cristina Coelho, no espaço Solarium do Hotel Ilha do Boi
- 10h30 – Palestra: “Metodologia usada nas intervenções em bens culturais históricos na obra de Paulo Mendes da Rocha” – com Paulo Mendes da Rocha, arquiteto, autor do projeto do Cais das Artes.
- 13h30 às 18 horas – Mini-curso 3:  “Elaboração de projeto para preservação de patrimônio cultural” – com Isabel Louzada, Professora e Bibliotecária.
- 13h30 às 18 horas – Mini-curso 4:  “Metodologia de Conservação e manutenção de bens edificados: o caso do Núcleo Arquitetônico e Histórico de Manguinhos” – com a arquiteta Cristina Coelho, chefe do Departamento de Patrimônio Histórico da FIOCRUZ.
- 18 horas – encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário