sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Museu da Escola





Esta página destina-se a memória dos Colégios do Estado do Paraná,sua fundação e envolvimento da comunidade escolar,pesquisa histórica e acervos produzidos materiais bidimensionais e tridimensionais dos seus Centros de Memória, através de textos, artigos e ensaios fotograficos.

( Histórico das Escolas Públicas ).



IMAGENS
Colégio Estadual Carlos Alberto Ribeiro- Bocaiúva do Sul




IMAGENS
Acervos de Escolas Pública do Paraná


IMAGENS E TEXTOS




Golégio Agricola Estadual "Getulio Vargas"- Palmeira Pr

NRE: PONTA GROSSA PR


Fonte: Digitalizada de uma públicação especial "Cidade Clima"de 23 de Janeiro de1999

O Colégio Agrícola Getúlio Vargas de Palmeira, foi fundado em 1941, no alto da subida da cascavel, a Escola de Trabalhadores Rurais Getúlio Vasgas, data coicidia com o aniversário do então Presidende Vargas, patrono da escola.Como a escola foi construída num local chamado de granja, ela acabou sendo conhecida por este nome e, seus alunos chamados de granjeiros, apelido que orgulhosamente assumiram.

Esta escola como outras construídas na época em outros munícipios foram idealizadas pelo interventor Manoel Ribas e em Palmeira Sr. João Chede. As escolas construídas tinham a finalidade diciplinadora, motivo pelo qual eram tidas como reformatórios e estudos no regime de internato e de acomodar meninos problemáticos, dando-lhes educação formal e iniciação para o trabalho. Alunos vinham de várias partes do estado.

Com a deposição do Presidente Vargas, cairam também os interventores de estados e prefeitos municipais, voltando o país a normalidade democrática. Em seguida os estalbelecimentos correcionais também desapareceram, dando lugar a um outro regime escolar.

Aquela estrutura existente foi aproveitada pela Secretária de Agricultura que criou o Departamento de Ensino Agrícola e, as antigas escolas rurais, foram transformadas em escolas agrícolas com dois cursos à nível ginasial: o de Iniciação Agrícola, com duas séries e de Mestria Rural com mais duas séries, completando as quatro séries do Curso Ginasial. Mais tarde estas escolas passaram a formar técnicos agrícolas de nível médio, ou de segundo grau.

Em regime de internato a formação deTécnicos Agrícolas. Com a nova Lei de Diretrizes e Bases - extinguindo as Escolas profissionalizantes , LDB, lei Federal , a partir de 1998 cm enfase no ano letivo de 1999, o colégio passou a formar Técnicos em Agricultura com ênfase em Plantio Direto, curso novo, onde a metodologia de ensino era diferenciada com a média 6 .

O curso foi realizado em 3 etapas onde o aluno matriculado por disciplina, tinha a exigência do mesmo ter concluído o 2º Grau. Este curso com ênfase no Plantio Direto foi dirigido às pessoas que já tinham base na lavoura, como também ao aluno que nunca tinha ligação com a agricultura, em um ano e meio o aluno estava com o diploma de Técnico em Agricultura, curso único no Brasil com ênfase em Plantio Direto. A Região dos Campos Gerais, foi primeira a iniciar o método em toda a America Latina, a mais desenvolvida nesta área.

Retomado ao regime de internato, e a formação de técnico agricola ,nível médio a partir de 2003.

Colégio Agricola Estadual "Getulio Vargas"- Palmeira Pr


Endereços: Rede Estadual de Ensino Agricola





Colégio Estadual D."Alberto Gonçalves" - Palmeira Pr


NRE: PONTA GROSSA Pr



Fonte: Digitalizada de uma Públicação Especial: "Cidade Clima", pag 11,de 23 de Janeiro de 1999



O Colégio D.Alberto - Ensino Fundamental e Médio, surgiu no dia 26 de Abril de 1947, pelo Decreto Municipal 02 com o nome de Ginásio Municipal de Palmeira .Esse decreto foi assinado pelo Prefeito em Comissão Júlio André Gumy, transcrito pelo escrivão Wenceslau Czap.O curso Ginasial implantado era de quatro anos conforme deterninação de Lei Federal nº 4244 de 9/4/1942 no Governo de Getúlio Vargas.

Em 19 de Dezembro de 1949 pelo Decreto nº 9247, o patrimônio do ginásio passa para ao Governo do Estado, que recebe a denominação de Ginásio Estadual de Palmeira.

Em 19 de Setembro de 1952 pelo decreto nº 6789 passou a chamar-se Ginásio Estadual D. Alberto Gonçalves.

Em 28 de maio de 1956 surgia em Palmeira, a escola para formação de professor para o ensino primário; era a Escola Normal Coronel Ottoni Ferreira Maciel, pelo decreto nº 2.286 que passou a desenvolver suas atividades no Ginásio Estadual D. Alberto Gonçalves no período da tarde.

O quadro medindo 30X 20 cm ,abaixo retratra a solenidade de instalação da Escola Normal Secundária de Palmeira de 28 de maio de 1956. Acervo do Museu Histórico de Palmeira.

Para melhor visibilidade fisionomicas digitalizamos em duas partes, relacionado os nomes dos participantes.










Foto 01- Professoras: Carmem Freitas, Myrtes Stadler Souza, Edwirgens Santos, Maria Rosa de Sá Parolim, Grina Ures Carneiro de Souza, Helena Jamur, Tereza Souza Costa, Maria Angela Perotta e Avayni França






Foto 02 -Professoras: Tereza Souza Costa, Maria Angela Perotta, Avayni França, Maria Lindamir Dudeque, Maria Jamur, o menino: Benjamim Eurico Malucelli, o Prefeito: Benjamim Malucelli, Diva M. Vidal ( Diretora do ensino Normal do Paraná), Luzia Moreira Picanço ( Diretora do Ginásio e Escola Estadual de Antonina), Professora Amélia Salmon de Oliveira, e o professor Jurandir de Oliveira.

Fonte: Acervo Professor Drº Arthur Orlando Klas, "Recordar é Viver", pág. 150. Primeira turma da Escola Normal Data da foto Palmeira, 18 de novembro de 1958

Primeira fila da esquerda para a direita, no cantinho Maria Rosa Dias Andrade, Maria Lucy Malucelli, Alahy Schroeder de Jesus, Eugênia Manfredini, Soely Bastos de Paula, Adelina Heimbecker Ribas, Marli Nassar, Grinaura Carneiro de Souza, Judith Luchesi e Maria Rosa Parolin. Na Segunda fila: Zélia Graczyk, Ivone Margraf Galan, Maria Amália Agottani, Nair Fiani Malucelli, Julia Padilha, Ilse Justus e Marlei Molinari.

No ano de 1959, surgiu em Palmeira a Escola Técnica de Comércio Estadual de Palmeira, pelo decreto nº 21.735 desenvolvendo suas atividades no período noturno no prédio do Ginásio.






Primeira Fila: Reinaldo Lourenço, Ivan Margraf, Aurea Brasil Costa, Rosemari Pichet, Ofélia Shamne kobner, Alvacir de Freitas e Celso Perota.Na segunda fila: João Reinaldo Czap, José Carlos Rigoni, José Carlos Pianowski , Antonio Pedro da Luz, Romildo Corsi, Ayrton Pires, Raul Braz de Oliveira, Roger Rigoni, José Antonio de Freitas, Carlos Czelusniak, Orlando Padrela e Nelson Padrela.


Em 1969, o Ginásio foi elevado à categoria de Colégio, com a criação do Curso Científico e que em 1980 formou a última turma.

A partir de 1971, por força de Legislação Federal com o surgimento da Lei Federal nº 5.962/71 que restruturou o ensino básico no País, desaparecia o Curso Ginasial, surgindo o curso de 1º Grau de 1ª a 8ª série.

No ano de 1993 novamente o Colégio passa a ter também o Curso de 2º Grau, Educação Geral.

A partir de 1997 por força da lei Federal nº 9.394 de 20/12/1996, que reformulou todo o ensino Médio no País foram encerrando-se os cursos técnicos de Contabilidade e de Magistério, ficando apenas no Ensino Médio e Curso de Educação Geral. Os Cursos Técnicos que visam preparar o aluno para o mercado de trabalho foram ofertados como Cursos Pós Médio.



A partir de 2003, os Cursos Técnico profissionalizante foram retomados.




COLÉGIO ESTADUAL D."ALBERTO GONÇALVES -

NRE- PONTA GROSSA



Rua Santos Dumond, 268

Cidade Palmeira Pr

CEP: 84130.000


Fone; ( 42) 32523596

Fachada do CEDAG -Palmeira Pr

Fotografia Acervo Museu da Escola/SUDE/SEED- Ronel Corsi 2010



Enciclopédia dos Municipios, pág. em Destaque a esquerda, Foto do CEDAG_Texto relacionados ao Municipio de Palmeira Pr


Fotografia Acervo Museu da Escola/SUDE/SEED- Ronel Corsi 2010



PALMEIRA Pr

Dados Gerais:

Topômino: A denominação deve-se ao fato de ter sido a cidade localizada e fundada em um capão (bosque em meio de um descampado) já anteriormente denominado Capão da Palmeira. Certamente pela existência de palmeiras (coqueiros) na região.

Dependência Genealógica: Palmeira originou-se em 03.05.1869 de Ponta Grossa, que emancipou-se em 07.04.1855 emancipou-se de Castro, que em 24.09.1788 se originou de Curitiba, que em 29.03.1693 se desmembrou de Paranaguá, que foi criado por Carta Régia em 20.07.1648.

Denominação dos Habitantes: Palmeirenses

População: 31.975 habitantes

Distrito: Sede, Papagaios Novos.

Limites: Balsa Nova, Campo Largo, Fernandes Pinheiro, Lapa, Ponta Grossa, Porto Amazonas, São João do Triunfo e Teixeira Soares.

Comarca: Palmeira

Altitude: 864 m.

Coordenadas: 25º 25’ 02” latitude sul, 49º 59’ 57” longitude W-GR.

Extensão Territorial: 1.449,608 km²

Distância da Capital: 85 km.

Clima: Sub-tropical úmido mesotérmico, com verões e ocorrências de geadas severas e freqüentes, não apresentando estação seca. A média das temperaturas nos meses mais quentes é inferior a 22º C, e a dos meses mais frios é inferior a 18º C.

Padroeira: Nossa Sra. Da Imaculada Conceição – 08 de dezembro.

Data de Comemoração Municipal: 07 de abril.

Referências:

FERREIRA, João Carlos Vicente. O Paraná e seus Municípios. Maringá. Memória Brasileira, 1996.

Site:

http://webgeo.pr.gov.br/website/atlas/viewer.htm

http://pt.wikipedia.org

Para obter maiores informações sobre este Município, e outros do Estado do Paraná, acesse os sitios:

http://www.palmeira.pr.gov.br

http://www.paranaturismo.com.br/cidades/palmeira

NRE_Ponta Grossa_ Municipios de Abrangência

link abaixo para ver fotos do Acervo do Colégio

Fotos: Colégio Estadual D. "Alberto Gonçalves" Palmeira Pr

Fotos: Colégio Estadual D."Alberto Gonçalves" Palmeira Pr


Colégio Estadual D. "Alberto Gonçalves"- Palmeira Pr



SOLAR CONSELHEIRO JESUÍNO MARCONDES - Palmeira Pr



Fonte: Autor: Arthur Orlando Klas, Palmeira Pr 1959.

Públicada na Edição: Recordar é Viver em 27 de Fevereiro de 1999,pelo autor Arthur Orlando Klas, Membro na Ocasião do Instituto Histórico de Palmeira



Foram públicadas Inumeras Edições relacionada a Cidade de Palmeira Pr "Recordar é Viver", as quais virou livro. A foto acima mostra a capa do livro ilustrado,destacando a representação do Solar Jesuíno Marcondes, fonte de uma pintura óleo do Professor Athur Orlando Klas, a qual certamente tirou referências da rara fotografia de sua autoria datada de 1959 do Solar Jesuíno Marcondes, acima desta ilustração.



A rara fotografia acima, desta ilustração é uma das únicas existentes e que mostra a parte que acabou ruindo pela falta de conservação. Nesta parte ficava a senzala onde os escravos ficavam alojados e ali depois que a construção praticamente ficou abandonada, a gurizada que ia brincar no local,encontrava as argolas e as correntes de ferro que prendiam os escravos. Dada a condição social do Conselheiro Jesuíno Marcondes, por ser um homem que conheceu as principais capitais da Europa, dotado de bom gosto e conhecedor do luxo da Corte Imperial, é evidente que sua morada fosse luxuosa .Antes da casa ter sido doada para o Municipio pelos netos do Conselheiro, ela serviu de morada para algumas familias da cidade. Sua recuperação pela Prefeitura foi feita sem o cuidado de se obedecer a divisão interna original, da qual sobraram apenas três salas. Esta recuperação foi feita pelo Prefeito Benjamim Malucelli e serviu para abrigar um jardim de infância, até ser criado o Museu.

Fonte: Texto / Resumo , públicação do Professor Arthur Orlando Klas, para o Editorial Recordar é Viver- Palmeira, 27/02/1999




FOTO:01

Museu Histórico de Palmeira Paraná

Diretora: Vera Lúcia de Oliveira Mayer


Foto: 02

Fotos:Acervo Museu da Escola/SUDE/SEED

-Ronel Corsi em 24/02/2010


Fotos: 01 e 02

Museu em referência, foi moradia do Conselheiro Jesuino Marcondes de Oliveria de Sá, patrono do Grupo Escolar Jesuino Marcondes.

Jesuino Marcondes de Sá, sem sombra de dúvidas é a mais significativa figura da história de Palmeira. Ele neto do Tenente Manoel José de Araujo, considerado o fundador de Palmeira e filho do Barão e da Baronesa de Tibagy. Participou do Ministério de D. Pedro II, durante o Império (Ministro da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, além de ter sido o último governador da Província do Paraná, até 1.888.A circunstância de ter tido um berço de ouro levou o jovem Jesuíno a cidade de Olinda, em Pernambuco, onde recebeu o grau de bacharel em Ciências Sociais e Jurídicas.

Posteriormente viajou para a Europa e só depois dela é que se estabeleceu em Curitiba como advogado.

Casado, mandou construir sua residência em Palmeira, onde já envolvido na política, dedicou-se a pecuária para aproveitar os campos da fazenda que dispunha na margem direita do riacho do Monjolo.

SOLAR CONSELHEIRO JESUÍNO MARCONDES DE OLIVEIRA E SÁ -

Localizada entre os dois riachos que limitavam a vila de Palmeira, a casa fica de frente para o riacho Monjolo, num local aprazível e um pouco afastado da capela Bom Jesus. O local ainda é muito bonito, destacando seus detalhes urbanístico e o ruído de uma queda d"agua.



Inscrição Tombo 24-II
Processo Número 24/70
Data da Inscrição: 30 de março de 1.970


Livro Tombo Histórico
Localização: Município: PALMEIRA
Rua Coronel Pedro Ferreira N.º 223
Proprietário:
Prefeitura Municipal de Palmeira
Outras denominações

link para histórico: Patrimônio Cultural




Tempos de Escola: Comemoração de Escola Centenária.




Fonte: Internet, a foto,representa o Grupo Escolar Jesuíno Marcondes no Livro Tombo: Patrimônio Histórico Cultural

No Ano de 2007, A Escola Jesuíno Marcondes do Municipio de Palmeira comemorou o seu Centenário visando resgatar um pouco da história e também para valorizar a mais antiga instituição de ensino público no Municipio de Palmeira, a equipe do Museu Histórico de Palmeira, preparou um exposição no período de agosto de 2007 a janeiro de 2008.

Foto 03- abaixo

Tiranda de um Banner Acervo do Museu Histórico de Palmeira, que ilustra o Centenário da Escola Jesuíno Marcondes,em 2007 geral da exposição realizada pela equipe do Museu Histórico, orientados pela sua Diretora: Vera Lúcia de Oliveira Mayer.




Fonte: Digitalização de um Banner Acervo do Museu Histórico de Palmeira

Foto Acervo: Museu da Escola/SUDE/SEED/Ronel Corsi, em 24/02/2010.


Foto -04

Banner confeccionado pelo Instituto Histórico de Palmeira, comemorando o Centenário da Escola Estadual Jesuino Marcondes.

Obs:.A foto mostra ao fundo a fachada da escola centenária,com descrição e nomes das pessoas envolvidas. Em primeiro plano aparecem, alunos, professores, pais e comunidade.



Fonte: Digitalização de um Banner, acervo do Museu Histórico de Palmeira

Foto: Acervo: Museu da Escola SUDE/SEED- Foto Ronel Corsi em 24/02/2010.



Foto:05

Desenho Grafite: por Osvaldo Rosa retratando:

Jesuíno Marcondes de Oliveira e Sá

Fonte: foto digitalizada de um quadro pertencente ao acervo do Museu Histórico de Palmeira



Foto: Museu da Escola/SUDE/SEED, Ronel Corsi, em Palmeira 24/02/2010




Foto: 6

Fachada Déc 60, predio ocupado na ocasião pela Coletoria Estadual em Palmeira. Em 1907, abrigou o Grupo Escolar Jesuíno Marcondes, digitalização efetuada de um poster pertencente ao Museu Histórico de Palmeira.



Fonte: Digitalizada de uma foto ( Poster) do Acervo do Museu Histórico de Palmeira Pr

Foto:Acervo do Museu da Escola/SUDE/SEED Ronel Corsi em Palmerira, 24/02/2010.


Dados Históricos

Em 2010, o prédio das fotos: 06 e 07, fachada de edificação em referência abriga a Escola Imaculada Conceição, localiza-se no prédio onde foi construído para funcionar a primeira escola oficial de Palmeira, denominada Grupo Escolar Jesuíno Marcondes.

A obra foi iniciada em 1904, e no final de 1906 foi concluída, sendo inagurada no começo das aulas do ano letivo seguinte.

Firma contrada: Heitor Manente, de Ponta Grossa.

Parte da mão de obra foi recrutada entre profissionais de Palmeira e os demais de outras cidades: Pedro Perotta, Manuel Fernandes lavrador, o Manéco Português e Pedro Pizani, os jovens pedreiros Romão Stolz e Paulo Krambeck.

A obra em alvenaria de tijolos com alicerces de de pedras, em um amplo terreno com frente a Praça Marechal Floriano Peixoto, e para a rua Conceição.

Funcionou como Grupo Escolar Jesuíno Marcondes até o ano de 1937.

Depois desta data abrigou o Forum da Comarca, a Coletoria Estadual, o Museu , o Campus da Universidade Estadual de Ponta Grossa e atualmente abriga a Escola Imaculada Conceição.

Foi casa de morada do Tenente Antônio Joaquim de Camargo, genro e fundador de Palmeira e tronco da familia Camargo do Paraná.

O Vasto Terreno permitia dar aquele solar todos os recursos e atributos que faziam necessários e indispensáveis a uma mansão patriarcal e que proporcionassem todas as facilidades para uma boa e satisfatória permanência da familia durante o tempo em que vinham se demorar na sede da freguesia, uma vez conforme nos esclarece a beira do capão do manhoso, o residência do Tenente Antônio Joaquim de Camargo.

Com o desinteresse ou talvez desconhecimento dos descendentes aquela casa solarenga foi sendo minada pelas imtempéries até sua ruína total, o terreno se transformou em baldio.

Nessas condições a prefeitura Municipal doou o terreno para o Estado com a finalidade pré- fixada de ali ser construído o prédio para o Grupo Escolar.



foto: 07

Edificação iniciada em 1904 e concluída em 1906. Em 1907 abrigou o Grupo Escolar Jesuíno Marcondes, detalhes da foto déc 60, tirada de um poster, pertencente ao Museu Histórico de Palmeira. Abaixo também Inscrição do Tombamento do Antigo Grupo Escolar Jesuíno Marcondes.


Processo Número 03/2003

Data da Inscrição: 21 de setembro de 2.004


Livro Tombo Histórico

Localização: Município: PALMEIRA

Rua Cel. Pedro Ferreira N.º 223

Proprietário:

Governo do Estado do Paraná

Outras denominações


Tombamento pelo Patimônio Histórico Cultural


Fonte: Digitalizada de um poster, do Acervo do Museu Histórico de Palmeira

Foto: Acervo Museu da Escola/ SUDE/SEED- Ronel Corsi em Palmerira, 24/02/2010.


Link para Histórico sobre o Patrimônio Cultural




Retorno a página Museu da Escola _Acervos Documentais

2 comentários:

  1. Espetáculo de blog. Parabéns.
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja uma boa semana para todos.
    Saudações Educacionais !

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu blog. Me identifico com sua cidade pois sou pesquisador de genealogia e minhas raízes remontam os anos 1844 aí em sua cidade.
    Mauro Mendes

    ResponderExcluir