terça-feira, 10 de novembro de 2009

Revelando a Memoria na Medida e na Nescessidades:1ª e 3ª ETAPA DO CURSO SOBRE PATRIMÔNIO HISTÓRICO ESCOLAR



1ª e 3ª ETAPA DO CURSO SOBRE PATRIMÔNIO HISTÓRICO ESCOLAR


Curitiba, 01 e 02, 21 e 22 de setembro de 2009.


Caro leitor e cursistas sintam-se a vontade em mandar idéias ou outras sugestões ou imagens, que acharem importante.
www.diaadia.pr.gov.br/museudaescola

Abaixo estamos publicando algumas fotos imagens dos primeiros dias de curso da manhã e tarde 01 e 02 de setembro 08h30 as 12h00 no Instituto de Educação do Paraná.

I – Fotos: Docente e Cursistas

Foto 1 - Profa. Dra. Iêda Viana da Universidade Tuiuti do Paraná. Docente do Curso Princípios e Práticas sobre o Patrimônio Histórico Escolar do Paraná, e cursistas no Instituto de Educação do Paraná, em 22/09/2009.


Fonte: Acervo do Museu da Escola/SUDE/ SEED, Ronel Corsi/2009.




Foto 2 - Docente e Cursistas, Curso Princípios e Práticas do Patrimônio Histórico Escolar do Paraná, no Instituto de Educação do Paraná, em 22/09/2009.



Fonte: Acervo do Museu da Escola - SUDE/ SEED, Ronel Corsi/2009.

Curso Princípios e Práticas da Gestão do Patrimônio Escolar

II – Aula da Profa. Dra. Ieda Viana - Universidade Tuiuti do Paraná

Alguns tópicos importantes:


A Professora Ieda Viana iniciou sua fala, fazendo uma breve introdução sobre a situação da disciplina história da educação, nos anos 70/ 80 e início dos anos 90.

As conexões com os rumos da Ciência História, também como disciplina e o movimento crítico quanto ao modo tradicional de produzir conhecimento foram debatidas no curso.

Para a professora a história ao aproximar-se de outras ciências como a antropologia; a psicanálise, dentre outras áreas, deu origem à Nova História Cultural, uma nova tendência que tem com meta articular o micro com o macro.

Para a NHC a objetividade das fontes oficiais escritas é questionada, pois tudo que diz respeito à cultura humana, ou seja, a expressões oral, corporal, musical, visual e escrita, trazem uma marca da trajetória da vida humana. Estas fontes legítimas estão revestidas de subjetividade e interesses, marcados por elementos culturais históricos produzidos, valorizado agora, entre outros, o testemunho oral como fonte histórica.

Os testemunhos oral e escrito, perpassados pela leitura histórica crítica, levaram a disciplina da história a preocupação com o patrimônio escolar, a atenção com os arquivos e acervos escolares, a aproximação da história com a teoria literária, com a psicanálise, antropologia e a etnografia.

Na perspectiva marxista ortodoxa, acredita-se que não há esta interioridade, acredita-se que a economia está inserida na própria cultura.

Outras discussões, como a arquitetura escolar, trouxeram uma série de mecanismos sobre como entender o espaço escolar, bem como, o tempo escolar. O tempo que também era o tempo da fábrica, que pretendia gerar disciplinas, comportamentos. Agressões físicas aos alunos também se tornaram temáticas importantes para a o estudo da História da Educação.

Acervo de imagens e fotografias escolares

As fotografias escolares como registros, as imagens que permanecem ao longo do tempo, também, são considerados indícios para recuperar a História da Escola.

A composição tradicional nas fotos é bastante notória, a expressão e a representação do gênero, separação entre meninos e meninas, professores nas laterais ou ao fundo da composição, o diretor da escola localizado no centro (meio da foto), formando a hierarquia. Uniformes impecáveis, camisas brancas e gravatinha, todos esses elementos são considerados para entender a educação.

Preocupação em como recuperar o acervo da escola

As soluções e práticas para melhorar o acesso à documentação histórica e formar centros de documentações escolares e organizar a memória no interior da escola, tem sido as principais dificuldades dos gestores escolares.

Como organizar o arquivo corrente escolar? Outra preocupação está nos critérios de separação do que é apropriado, que em geral encontra-se em condições muito precárias. Alguns relatos mostram que a documentação da escola está guardada em vãos de escadas, em banheiros desativados, em meio a materiais de limpeza prejudicando ainda mais o acervo histórico das escolas.

Faz-se necessário um olhar para a memória e identidade das escolas, para isso é preciso buscar apoio no Arquivo Público Estadual.

Um olhar especial de organização e disponibilização documental.

O IEPEP realizou uma parceria com a Universidade Tuiuti do Paraná. A Universidade disponibilizou Estagiários do curso de história, que se propuseram a desenvolver a catalogação e recuperação do acervo documental do Instituto, sob a orientação da Profa. Iêda Viana.

Além das escolas, há estagiários no Museu Paranaense, no Museu da imagem e do Som. A Coordenação de estágio obrigatório e regência também atuou nos acervos das Escolas Estaduais: EE Stª Cândida (necessita de espaço para os materiais para consolidar no Museu) no CE Leôncio Corrêa (com monografias realizadas e publicação de livros), CE Vitor do Amaral, CE Pedro Macedo (tem um rico acervo fotográfico), na Escola Maria Montessori, escola de ligação histórica com o Instituto de Educação e Colégio Estadual Paulo Freire (organizaram todo o arquivo do CEBEJA.)

Outras tentativas foram realizadas no Colégio Estadual Cândora, possui documentações de uma Escola já extinta, antiga Escola São Francisco. Os critérios usados para escolha da escola e o contato, depende da sensibilização da direção da escola, este possibilita ou não o levantamento do acervo. É preciso conscientizar, fazer um trabalho de base nas Escolas de Magistério; com também nas escolas confessionais.

* Objetivo geral: instigar, incentivar as pesquisas ligadas à organização e estudos interdisciplinares, análises e situação dos arquivos escolares e diagnósticos inicial.

Levantou-se a idéia de constar a pesquisa documental e patrimonial no regimento interno da escola.

No Instituto de Educação é preciso incentivar a Iniciação científica para organização do Centro de Memória para o Estado do Paraná. Uma comissão gestora deve ser organizada para que se gerencie o acervo documental e museológico do Instituto.

É preciso destacar que a documentação impressa tem sido realizada com estagiários. É um trabalho de longo prazo, por isso a participação dos funcionários da escola é importante. Muitos documentos se perderam devido a infiltrações e umidade devido ao mal acondicionamento dos documentos.

Itens necessários para resgatar a memória e identidade de uma escola

* Ter objetivos claros para recuperar e divulgar tudo que pertence a escola, desde fotografias, esculturas, móveis, materiais didáticos, equipamentos antigos e mapas cartográficos.
* A partir do levantamento constituir um banco de dados para acesso a pesquisa e incentivo para exposições.
* Estipular um Cronograma de trabalho.
* Destacar pessoal da escola e realizar intercâmbio com profissionais especializados.

Precisamos criar matrizes históricas, identidade cultural, documentos escritos, patrimônio, criar estratégicas chamar pessoas para contribuições e depoimentos e idéias interessantes.

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