quinta-feira, 18 de junho de 2009

Revelando a Memória na Medida de sua Necessidade: Higienização



O procedimento de higienização tem por objetivo preservar documentos.



Recomendações: A pessoa que participar do processo de higienização de materiais, Alem da conservação documental,deve-se levar em conta a proteção da saúde,evitando permanecer com a atividade em um longo periodo, fazer pequenos interva-los a cada duas horas de trabalho, procurar tomar leite, fazer gargarejos com água e limão.Os procedimentos básicos é a proteção usar jaléco ou avental, luvas e máscara higienicas e ocúlos de proteção,evitando desta forma os agentes agressores proliferados de microorganismos, incorporados nos documentos históricos a serem higenizados.

Funcionária do Arquivo Público Paranaense, em procedimentos técnicos de higienização




Quais são os agentes agressores mais frequentes em uma higienização e oriundos em proceso de danificação no próprio documento?

Particulas de poeira, poluição atmosférica, excrementos de insetos, resíduos de alimentos, oxidação de materiais de origem metal: grampos, colchetes, clips, predendores de pastas dos documentos entre outros.
Os papeis no passar dos anos vão se deteriorando, devido à ação de microorganismos, do clima, de insetos, de roedores, etc.






Quantidade de colchetes enferrujados tirados de documentos no procedimento de higienização



Quantidade de grampos e seu estado de ferrugem, tirados de documentos no procedimento de higienização


Outros materiais de origem metal, retirados de documentos higienizados.



Materiais de origem metal, não são recomendados para arquivos de documentos,pelo motivo da oxidação e ferrugem serem prejudiciais aos documentos.




Como deve ser o local de trabalho e os procedimentos básicos ?

Antes que a falta de conservação acabe com o acervo histórico da escola é necessário que se tomem alguns cuidados necessários para prolongar a vida útil dos documentos,instalando um local próprio para a documentação, longe de goteiras, umidade ou calor em exesso, evitando desta forma o desenvolvimento de microorganismos, insetos e roedores.

O Local de trabalho deverá estar bem limpo e arejado. A mesa de trabalho inicial deve ser grande e estar bem limpa e de preferência estar acobertada por um vidro plano por toda a mesa. Uso desta mesa para os trabalhos iniciais retiradas de metais corrosivos envolvidos nos documentos.
A limpesa mecanica pode ser feita sobre uma mesa de higienização, com aspirador de pó que faz a sucção de ar,puxado a sujeira que é empurada pelo material trincha ( pincel).

Detalhes nas fotos abaixo sobre a mesa de higienização



Observar vidro próprio da mesa de higienização o qual protege o funcionário técnico.


Procedimentos básicos é a proteção adequada do operador,já que muitos microorganismos podem ser absorvidos pela pele ou pelas vias respiratórias, provocado enfermidades.

O que pode causar ao individuo que lida com materiais onde encontra-se poeiras?

Apesar de existirem muitos componentes oriundos da poeira, que podem causar alergia, o mais frequente é o ácaro da poeira, ele se prolifera em condições úmidas e quentes, alimentando-se de epitélio e escamas de pele humana.
Partículas de excreção produzidas pelos ácaros representam as substâncias alergênicas principais na poeira e causam manifestações nas pessoas alérgicas.
Estas partículas continuam a causar sintomas alérgicos, mesmo após a morte do ácaro que as produziu.

Precaução nescessária que deve ser mantida pelo funcionário higienizador

Deve ter o cuidado para não ameaçar os arquivos históricos isso quer dizer que as pessoas intencionalmente ou não podem destruir ainda mais o que já esta danificado a documentação, recomenda-se evitar lanches no local, sombrinhas e guarda-chuvas,evitar fumar, sempre estar com o equipamento de precaução completo quando estiver em contato direto com a documentação, usar lápis ou lapiseiras para registros manuscritos.

Quanto aos arquivos e documentos que são disponibilizados para a higienização com o deve ocorrer as primeiras iniciativas?

Os documentos devem ser operacionalizados de forma sistemática no processo de higienização, removendo-se o pó e sujeiras com a ajuda de pinceis largos ( ou trinchas), e outros pinceis mais finos e aspiradores de pó.

Instrumentos usados para a higienização dos documentos históricos

Escova ( juba), trincha ( pincel largo), Dobradeira ( Espatula de osso), Bisturi ( uso em medicina) Espatula ( odontológica)



Uso da Dobradeira (espatúla de osso), para desfazer o vinco amassado no documento histórico


Fotos: Acervo Museu da Escola/SUDE/SEED- Ronel Corsi 2009

lINK Para pág> Museu da Escola: Acervos Documentais

Um comentário:

  1. Saudações!
    Quero parabenizar inicialmente pelas minúcias de detalhes apresenta nesta descrição sobre a higienização de documentos e fico feliz por não esta sozinho nesta metodologia. Porem gostaria de realizar aqui um questionamento. Gostaria de saber como estão armazenando os documentos após a higienização. Pois, quero comparar com minhas técnicas e recursos.
    Muito obrigado pela atenção.
    Giliard de Souza

    ResponderExcluir