quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Revelando a Memoria na Medida e na Necessidade

 Dicas e informações sobre  Conservação e restauração

Fonte :Mauro bandeira
http://restauro.maurobandeira.com

http://www.maurobandeira.com/restauro/index.html

Como é feita a higienização mecânica de documentos ?


A limpeza de documentos ou outros objetos de papel é uma operação delicada.
Aquarelas, guaches e obras impressas podem ser limpos a seco com as famosas aparas de borracha.
No entanto, obras executadas a carvão, lápis ou pastel
não podem ser tratadas com esse sistema, sob o perigo de comprometer a sua integridade.
Existem também obras que apresentam retoques originais feitos a
lápis ou carvão, como por exemplo uma gravura que recebeu interferência de um lápis pastel, e podem ser apagadas pelo pó de borrracha. 
Há também que se verificar a integridade física do documento, se as fibras estão em condições de receber este tratamento, etc. 
Na dúvida jamais se aventure a fazer uma limpeza sem ter a certeza absoluta do que você está lidando.
Portanto, muitocuidado ! Não faça, chame um profissional !

Após uma criteriosa análise, a limpeza mecânica de documentos avulsos e algumas gravuras simples pode ser feita com o auxílio de pó-de-borracha. 

O pó de borracha é facilmente obtido através da seguinte operação


          Fotografia: Acervo Museu da Escola/SUDE/SEED- Ronel Corsi


. Materiais necessários: ralador inox, borracha branca TK plastic

                            Fotografia:Museu da Escola/SUDE/SEED- Ronel Corsi
. Ralar a borracha Tk plastic em ralador inox, a fim de obter uma fina película.
                            
                              fotografia: Acervo  Museu da Escola/SUDE/SEED- Ronel Corsi
 
. Depositar o pó-de-borrracha na superfície do material a ser limpo.

. Friccionar levemente, em movimentos circulares, o pó-de-borracha,depositado na superfície do material a ser limpo.
. Evitar o contato direto do pó de borracha com as pontas dos dedos.
. Utilizar tecido de puro algodão para ajudar a fricção e evitar o contato com os dedos.

  Foto abaixo materiais, borracha Tk plátic, pote com o pó ralado da borracha, ao centro voal envolvido com o pó ralado Tk e outros materiais , espatula desdobrar falhas no papel a ser hegienizado e pincel macio tipo tricha.
  
Fotografia: Acervo Museu da Escola/SUE/SEED- Ronel Corsi

Nunca efetue a operação de limpeza com pó de borracha sobre superfícies muito danificadas, escritas ou desenhadas a lápis, carvão e com pigmentação.

 Dicas e informações sobre conservação e restauração


 Dicas de preservação de livros e documentos

1. elimine o uso de saliva para virar folhas dos livros e documentos;
2. evite fazer anotações, mesmo a lápis, nas margens das folhas;

3. não faça dobras para marcar páginas;
4. não apóie os cotovelos sobre as páginas;

5. não corte ou arranque folhas dos livros e documentos;
6. para reparos não use fita adesiva, que pode ser mais nociva que o próprio
rasgo;

7. evite comer, beber ou fumar nas salas de consulta ou áreas de
armazenamento de acervo;
8. não coloque clips metálicos nas folhas, pois eles enferrujam e danificam
o papel;

9. evite a exposição dos livros e documentos à luz solar;
10. manuseie o acervo com cuidado e de forma adequada; quanto aos livros,
especialmente, nunca os retire das estantes pela "cabeça";

11. evite a reprodução de livros e documentos, com papel fragilizado, em
cópias eletrostáticas.


 Fonte: Mauro bandeira
http://www.maurobandeira.com/restauro/index.html

Dicas e informações sobre conservação e restauração

Leia sobre o  que não se deve fazer, em uma conservação e restauração.

-------------------------------------------------------------------
Prezados,

Outro dia quando fui num cliente para retirar uma série de gravuras para
restauração, e ouvi dele que tinha visto na internet sobre limpeza de
pintura com batata, e que tinha pensado em fazer isso numa pintura que ele
tinha na sala. O que você acha disso ?

Esfregar faitas de batata, cascas de cebola,etc, é extremamente danoso.
Pode  levar, com o tempo, ao descolamento da pintura e sua perda
irreversível.
Deve-se ter em mente que a superfície de uma pintura apresenta milhões e
milhões de micro poros e gretas, pelos quais a matéria orgânica irá se
depositar. O resultado virá ao longo do tempo, com a proliferação de
bactérias, o aparecimento de
fungos, capa pictórica cada vez mais frágil, possibilidade de
craquelamentos, descolamentos ou mossas que invariavelmente levará à ruína
da obra.

Assim também é que o uso de panos umedecidos com água e outros  produtos
caseiros ( como álcool, vinagre, Veja, etc) de uma forma geral causarão danos, muitas vezes itirreversíveis. 
Evite essas dicas caseiras.

É suficiente
que você tenha em casa um daqueles pincéis tipo trincha de pêlo bem macio.

        
Fotografia:Acervo Museu da 
Escola/SUDE/SEED- Ronel Corsi    
  
( geralmente as cerdas são de cor clara), que será suficiente para remoção(cuidadosa) de poeiras e outras sujidades. Naturalmente você não deve fazer isso se a superfície de uma pintura, por exemplo, estiver apresentando
sinais de descolamento ou craquelamento. 
E evite produtos abrasivos,como escovas, palhas de aço, etc.
Para além disso, a melhor opção é consultar um profissional de restauração
que fará o diagnóstico adequado para cada caso que você apresentar.
------------------------------------------------------------------

Nossa segunda dica/informação diz respeito aos agentes externos que
danificam as obras de arte. Vamos a eles ?

 FATORES EXTRÍNSECOS DE DETERIORAÇÃO DAS OBRAS DE ARTE
1 - Agentes Físicos: Iluminação, Temperatura e Umidade Relativa.
2 - Agentes Químicos: Poluição atmosférica.
3 - Agentes Biológicos: Fungos, Insetos e Roedores.
4 - Agentes Humanos: Manuseio.

1.AGENTES FÍSICOS
 Iluminação:
Excesso de raios Ultra Violeta pela exposição da obra à luz artificial
(fluorescente) e natural. Ataca fibras de papéis, camadas de tintas de
pinturas, envelhecimento geral das peças. Recomenda-se: janelas protegidas
com cortinas, persianas ou vidros com película protetora, se possivel.

 Temperatura e Umidade Relativa
Temperatura = grau de calor ou frio existente no ambiente.
Umidade Relativa = quantidade de água existente no ambiente.
O controle do ar é importante para a  preservação das obras, principalmente com relação a papéis (gravuras, etc) e documentos. Mudanças bruscas provocam aceleração na deterioração dos mesmos, proliferação de fungos ebactérias, além de ataque de insetos. 
A umidade relativa do ar ideal é em
torno de 40 a 60 %.

2.AGENTES QUÍMICOS
 Poluição Atmosférica
Ocasionada por janelas abertas em locais mais poluídos, falta de
higienização, e poluidores químicos através de verniz, adesivos, tintas e
poeira em suspensão. Estes elementos aderem na superfície das obras, e aos
poucos vão causando danos.

3.AGENTES BIOLÓGICOS
  Fungos
Chamados também de mofo ou bolor, se disseminam através do ar. Alteram a
estrutura das fibras de certas obras, aparecendo manchas e outros.

Insetos( cupins, traças, baratas, brocas ).
Para cada um há um tratamento adequado. Um profissional deve ser
consultado, antes que hajam perdas irreversíveis ao acervo.

4.AGENTES HUMANOS - MANUSEIO
A ação do homem interfere na degradação do acervo, pelo manuseio incorreto,
armazenagem e acondicionamento.
É preciso manter hábitos regulares de higiene no trato com obras de arte,
sejam pinturas, gravuras, documentos, fotografias, esculturas, etc,
orientando usuários da residência ou empresa quanto à forma mais adequada
de seu manuseio.
Rabiscar, dobrar, grampos, clipes, presilhas metálicas, fitas adesivas,
utilização de materiais abrasivos para limpeza, utilização de materiais
orgânicos, etc, provocam danos muitas vezes irreversíveis à obra.

 Fonte: Mauro bandeira

http://www.maurobandeira.com/restauro/index.html

 Dicas e informações sobre conservação e restauração Para pinturas e papéis.

- A umidade relativa do ar ideal é entre 50-65%

- Em museus a temperatura normalmente fica em torno de 20 ° Celsius.

- Ao se deslocar a obra para outro ambiente, deve-se evitar fortes
oscilações de temperatura e umidade. ( ex: de um recinto muito refrigerado para outro com temperatura ambiente alta).

Evitar fontes de calor diretas:

- Não use iluminação direta. A longo prazo produzem danos físicos ao
substrato.
- A obra deve ficar distante de fontes de calor ou refrigeração. (
geladeiras, fogões, perto ou dentro da área de cozinha, etc)
- Evite exposição direta à luz solar.

- As normas gerais recomendam que se coloque pinturas em paredes divisórias
interiores, e não naquelas cujo lado oposto encontra-se para o exterior da
casa, pois neste local pode haver fortes oscilações de temperatura e
umidade, prejudicando a obra.

- Verifique sempre aquelas paredes cujo lado oposto dê para banheiros ou
cozinhas. Qualquer tipo de umidade será prejudicial à obra.

** Dicas e informações sobre conservação e restauração


: : Para pinturas e papéis

- A umidade relativa do ar ideal é entre 50-65%

- Em museus a temperatura normalmente fica em torno de 20 ° Celsius.

- Ao se deslocar a obra para outro ambiente, deve-se evitar fortes
oscilações de temperatura e umidade. ( ex: de um recinto muito refrigerado
para outro com temperatura ambiente alta )

Evitar fontes de calor diretas:

- Não use iluminação direta. A longo prazo produzem danos físicos ao
substrato.
- A obra deve ficar distante de fontes de calor ou refrigeração. (
geladeiras, fogões, perto ou dentro da área de cozinha, etc)
- Evite exposição direta à luz solar.

- As normas gerais recomendam que se coloque pinturas em paredes divisórias
interiores, e não naquelas cujo lado oposto encontra-se para o exterior da
casa, pois neste local pode haver fortes oscilações de temperatura e
umidade, prejudicando a obra.

- Verifique sempre aquelas paredes cujo lado oposto dê para banheiros ou
cozinhas. Qualquer tipo de umidade será prejudicial à obra.

Até a próxima !
Mauro bandeira
http://restauro.maurobandeira.com

fotos ilustrativas: Museu da Escola/SUDE/SEED- Ronel Corsi
clicar para a página Acervos Documentais

Nenhum comentário:

Postar um comentário