segunda-feira, 28 de março de 2011

Colégio Agrícola Newton Freire Maia_

Educação:

Colégio Agrícola Newton Freire Maia é referência em educação ambiental - 16/04/2010 18:10

A retomada do ensino profissionalizante no Paraná tem oferecido formação técnica de qualidade a milhares de estudantes. A rede estadual tem 18 colégios agrícolas e um florestal, cada um com particularidades que valorizam as potencialidades da região onde estão instalados. Com proposta diferente por ser o único centro estadual de educação profissional e colégio agrícola do Estado dentro de uma Área de Proteção Ambiental - APA do Rio Iraí, no município de Pinhais, o CEEP Newton Freire Maia oferece cinco cursos de formação técnica, com foco na questão ambiental e melhoria da qualidade de vida das comunidades em que vivem seus 570 alunos.

O diretor Eduardo Kardush ressaltou que os cursos promovem a educação ambiental com práticas agrícolas sustentáveis. “Todos os cursos do colégio têm proposta integrada com a questão ambiental. Empregamos o cultivo livre de agrotóxicos, com sustentabilidade e com o mínimo de impacto ambiental”, disse Kardush.

O curso Agropecuária Integrado ao Ensino Médio com ênfase em Agroecologia tem turmas que atendem exclusivamente alunos de comunidades indígenas kaingang e guarani de todo o Estado. Outras turmas atendem preferencialmente alunos do Vale do Ribeira e também 11 alunos paraguaios que vieram estudar, por meio de convênio de integração firmado entre o Estado do Paraná e o governo do Paraguai. “São 140 estudantes, entre alunos das comunidades indígenas, do Vale do Ribeira e paraguaios que estudam em regime de internato, com aulas em período integral”, afirmou o diretor.

O aluno tem à disposição a Escola-Fazenda, onde aprende técnicas de plantio, preparo, conservação e manejo do solo, cultivo de lavouras e criação de animais. “O estudante começa a compreender que a agroecologia faz parte de um todo, onde plantas e animais têm relação direta para o equilíbrio ambiental”, diz Eduardo.

Sandra Garcia, chefe do Departamento de Educação e Trabalho da Secretaria de Estado da Educação, explica que o curso técnico em Agropecuária funciona com a pedagogia da alternância. O aluno passa uma semana na propriedade rural da família e duas na escola. “O objetivo desse modelo é fazer a relação teoria e prática. O aluno não perde o vínculo com a família e ainda contribui para o desenvolvimento das comunidades”, diz.

Os alunos contam com quatro laboratórios de análises químicas, físicas e biológicas, três laboratórios de informática, dois auditórios, duas cozinhas e dois refeitórios. Para os estudantes em regime de internato, há lavanderia, alojamentos, sala de estudos e seis refeições diárias. Como atividade extracurricular, uma vez na semana, os alunos podem fazer aulas de equitação.

Delton Adriano Gomes, diretor da Unidade Didático Produtiva, conta que os alunos desenvolvem atividades práticas nos aviários, na criação de coelhos, no minhocário, nas estufas para mudas destinadas a horta orgânica e nos procedimentos para a utilização do esterco para compostagem.

“Os alunos também se envolvem em diversas pesquisas e projetos desenvolvidos pelos professores”, destacou Delton. O colégio foi o representante do estado, em 2009, na oitava edição da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia da Universidade de São Paulo. “Ficamos também em 2º lugar na Olimpíada Brasileira de Astronáutica, Astronomia e Foguetes, competindo com todo o Brasil em um projeto de criação de foguetes feito a partir de materiais recicláveis”, enfatizou.

Vários projetos em andamento estão sendo realizados com parceiros atuantes e comprometidos com o meio ambiente. “Temos parcerias com o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia, com o departamento de zoonoses e de Aqüicultura da Universidade Federal do Paraná, com a

Organização Não Governamental Eco Habitat, no Projeto Jaman e com a Sanepar”, contou Eduardo Kardush.

O curso técnico em Meio Ambiente é o mais antigo da instituição e também está disponível de forma integrada à Educação de Jovens e Adultos. No início deste ano foram abertas turmas para três novos cursos. O curso técnico em Guia Regional de Turismo, noturno é ofertado na modalidade subsequente, voltado aos alunos que já concluíram o ensino médio. O curso técnico em Energias Alternativas e o técnico em Paisagismo são ofertados de maneira integrada ao ensino médio, no período matutino.

Para o segundo semestre será implantado o curso técnico em Enfermagem na modalidade subsequente. A diretora pedagógica Ana Olimpia Machado informa que os interessados em cursar o Técnico em Enfermagem devem procurar a escola para realizar uma pré-inscrição.
Áudio:
  • Imprimir
  • Recomendar
  • Compartilhe
  • PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário