terça-feira, 1 de março de 2011

REVENDO NOTICIAS RELACIONADA AO MUSEU DA ESCOLA



Golégio Agricola Estadual "Getulio Vargas"- Palmeira Pr

NRE: PONTA GROSSA PR


 Fonte: Digitalizada de uma públicação especial "Cidade Clima"de 23 de Janeiro de1999

O Colégio Agrícola Getúlio Vargas  de Palmeira, foi fundado em 1941, no alto da subida da cascavel, a Escola de Trabalhadores Rurais Getúlio Vargas, data coicidia com o aniversário do então Presidende Vargas, patrono da escola.Como a escola foi construída num local chamado de granja, ela acabou sendo conhecida por este nome e, seus alunos chamados de granjeiros, apelido que orgulhosamente assumiram.

Esta escola como outras construídas na época em outros munícipios foram idealizadas pelo interventor Manoel Ribas e em   Palmeira  Sr. João Chede. As escolas construídas tinham a finalidade  diciplinadora, motivo pelo qual eram tidas como reformatórios e estudos no regime de internato  e de acomodar meninos problemáticos, dando-lhes educação formal e iniciação para o trabalho. Alunos vinham de várias partes do estado.

Com a deposição do Presidente Vargas, cairam também os interventores de estados e prefeitos municipais, voltando o país a normalidade democrática. Em seguida os estalbelecimentos correcionais também desapareceram, dando lugar a um outro regime escolar.

Aquela estrutura existente foi aproveitada pela Secretária de Agricultura que criou o Departamento de Ensino Agrícola e, as antigas escolas rurais, foram transformadas em escolas agrícolas com dois cursos à nível ginasial: o de Iniciação Agrícola, com duas séries e de Mestria Rural com mais duas séries, completando as quatro séries do Curso Ginasial. Mais tarde estas escolas passaram a formar técnicos agrícolas de nível médio, ou de segundo grau.

Em regime de internato a formação deTécnicos Agrícolas. Com a nova Lei de Diretrizes e Bases - extinguindo as Escolas profissionalizantes , LDB, lei Federal , a partir de 1998 cm enfase no ano letivo de 1999, o colégio passou  a formar Técnicos em Agricultura com ênfase em Plantio Direto, curso novo, onde a metodologia de ensino era diferenciada com a média 6 .

 O curso foi realizado em 3 etapas onde o aluno matriculado por disciplina, tinha a exigência do mesmo ter concluído o 2º Grau. Este curso com ênfase no Plantio Direto  foi dirigido às pessoas que já  tinham base na lavoura, como também ao aluno que nunca tinha ligação com a agricultura, em um ano e meio o aluno estava com o diploma de Técnico em Agricultura, curso único no Brasil com ênfase em Plantio Direto. A Região dos Campos Gerais, foi primeira a iniciar o método em toda a America Latina, a mais desenvolvida nesta área.

Retomado ao regime de internato, e a formação de técnico agricola ,nível médio a  partir  de 2003.

Colégio Agricola Estadual "Getulio Vargas"- Palmeira Pr


Endereços: Rede Estadual de Ensino Agricola


Nenhum comentário:

Postar um comentário