O Museu em referência, foi moradia do Conselheiro Jesuino Marcondes de Oliveira de Sá, patrono do Grupo Escolar Jesuino Marcondes.
Jesuino Marcondes de Sá, sem sombra de dúvidas é a mais significativa figura da história de Palmeira. Ele neto do Tenente Manoel José de Araujo, considerado o fundador de Palmeira e filho do Barão e da Baronesa de Tibagy. Participou do Ministério de D. Pedro II, durante o Império (Ministro da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, além de ter sido o último governador da Província do Paraná, até 1.888.A circunstância de ter tido um berço de ouro levou o jovem Jesuíno a cidade de Olinda, em Pernambuco, onde recebeu o grau de bacharel em Ciências Sociais e Jurídicas.
Posteriormente viajou para a Europa e só depois dela é que se estabeleceu em Curitiba como advogado.
Casado, mandou construir sua residência em Palmeira, onde já envolvido na política, dedicou-se a pecuária para aproveitar os campos da fazenda que dispunha na margem direita do riacho do Monjolo.
SOLAR CONSELHEIRO JESUÍNO MARCONDES DE OLIVEIRA E SÁ -Localizada entre os dois riachos que limitavam a vila de Palmeira, a casa fica de frente para o riacho Monjolo, num local aprazível e um pouco afastado da capela Bom Jesus. O local ainda é muito bonito, destacando seus detalhes urbanístico e o ruído de uma queda d"agua.
Inscrição Tombo 24-II
Processo Número 24/70
Data da Inscrição: 30 de março de 1.970http://www.blogger.com/img/blank.gif
Livro Tombo Histórico
Localização: Município: PALMEIRA
Rua Coronel Pedro Ferreira N.º 223
Proprietário:
Prefeitura Municipal de Palmeira
Outras denominações
Livro tombo 30 de Março de 1970
link para histórico: Patrimônio Cultural
links de Memória Instituições
Nenhum comentário:
Postar um comentário