Grupo Escolar Dom Pedro II, de estilo eclético,permanecendo até os dias de hoje com a mesma característica em sua fachada,ainda destacando números em algarismo romano, foi inaugurado em 1928.
Recentemente Tombado no final de Agosto de 2011,Pela Coordenadoria do Patrimônio Histórico da Secretaria de Estado da Cultura.
Museu da Escola
Foto 02_ Grupo Escolar Tiradentes_ Edificação de 1895
O Grupo Escolar Tiradentes onde a professora,Júlia Wanderley, a primeira mulher a frequentar a escola normal no Paraná, dedicou grande parte de sua carreira ao Grupo Escolar Tiradentes, inaugurado em 1895.Primeira sede demolida, em 1935, o grupo ganhou espaço definitivo somente em 1962 na Rua Presidente Faria, 635, onde funciona até hoje como Colégio Estadual Tiradentes. O projeto de 1952, de autoria do famoso arquiteto Rubens Meister (que projetou o Teatro Guaíra. A sede atual foi projetada por Rubens Meister em 1952 (Acervo: Colégio Estadual Tiradentes, o prédio atual tem outras caractetisticas recentemente tombado no final de agosto de 2011, pela Coordenadoria do Patrimônio Histórico da Secretaria de Estado da Cultura.
Museu da Escola
Foto 03: Abaixo Colégio Estadual do Paraná
Clicar abaixo para verificar dados sobre o Centro de Memória do CEP
Colégio Estadual do Paraná) 1950
Patrimônio
Colégio Estadual do Paraná) 1950
Patrimônio
O Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná decidiu pelo tombamento do edifício_Construído em 1903_ ColégioEstadual Dr. Xavier da Silva (esquina da Rua Marechal Floriano com a Avenida Silva Jardim).
Clicar abaixo para visualização
Clicar abaixo para visualização
Retornar Museu da Escola
Obs.; para reportagem Arquitetura da educação
Livro de Elizabeth Amorim de Castro propõe uma viagem ao passado das escolas primárias de Curitiba, inauguradas na primeira metade do século 20
Publicado em 12/04/2009 | Annalice Del Vecchio_ Gazeta do PovoObs.: O texto abaixo merece destaque pois as edificações abaixo descrita, foram recetemente tombada pelo Patrimônio Histórico do Paraná.
veja: A noticia na sua Origem: Gazeta do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário