domingo, 1 de julho de 2012

Revelando a Memória na Medida e na Necessidade

Convido-os a Visitar o sitio:MUSEU DA ESCOLA, vejam através do link abaixo como sua escola poderá participar.
Cujo trabalho teve seu iniciou em abril de 2008, Tratando de um. grupo de Professores, constituído com a finalidade de organizar e integrar os projetos da Superintendência de Desenvolvimento Educacional SUDE-SEED, na área da "Gestão do Patrimônio Histórico Escolar da Rede Estadual de Educação Pública do Paraná".

http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=48

As instituições escolares geram importantes coleções de documentos e diversas formas de registros educacionais. Contudo, ainda pode-se dizer que esses documentos têm sido pouco utilizados como fonte histórica. Cada instituição necessita de preservação de sua memória, bem como de capacitados para o armazenamento e a guarda deste acervo.Acho interessante dar uma olhadinha relacionada aos
cuidados necessários com a preservação documental no link abaixo
Site:http://www.arquivopublico.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=37

Página do Arquivo Público do Paraná
http://www.arquivopublico.pr.gov.br/

Página da Coordenadoria do Patrimônio Cultural_Secretária de Estado da Cultura
http://www.patrimoniocultural.pr.gov.br/
 Decreto de Instituição do Grupo de Trabalho Intersecretarial de Proteção das Escolas Estaduais de Interesse Histórico e Cultural, por Flavio Arns.

O governo do Estado do Paraná, lançou um programa para preservar e restaurar o patrimônio histórico e cultural de escolas da rede pública estadual.
O programa vai atender inicialmente 13 estabelecimentos, nos municípios de Curitiba, Paranaguá, Antonina, Lapa e Ponta Grossa. Na quinta-feira (31 de Maio de 2012), o governador em exercício Flávio Arns assinou o decreto que instituiu um grupo de trabalho responsável por estruturar o Programa de Proteção, Valorização, Preservação e Restauração das Escolas da Rede Pública Estadual.

O grupo é formado por representantes da Vice-Governadoria, das secretarias de Estado da Educação, Cultura, Administração e Previdência, Ciência e Tecnologia e da Agência de Fomento Paraná. Eles vão propor e desenvolver ações relacionadas a toda a estrutura material e imaterial dos estabelecimentos classificados como de interesse histórico e cultural.

Veja slide de fotos no Colégio Estadual do Paraná, em 31 de Maio de 2012
http://www.flickr.com/photos/flavioarns/sets/72157629984322810/show/


Nenhum comentário:

Postar um comentário